O Que é Journaling?
É basicamente uma escrita informal.
O Que é um Junk Journal.
Um junk journal é um livro ou caderno feito de diferentes tipos de papel, diferentes tipos de materiais, e todo material utilizado é trabalhado, costurado e colado a mão.
É uma boa maneira de usar papéis antigos, revistas, livros, envelopes e qualquer tipo de papel que você queira ou tenha em mãos. A primeira vista pode parecer que é quase impossível usar um junk journal para escrever, mas você sempre deixa (ou encontra) um espaço para escrever algo neles.
É uma boa maneira de usar papéis antigos, revistas, livros, envelopes e qualquer tipo de papel que você queira ou tenha em mãos. A primeira vista pode parecer que é quase impossível usar um junk journal para escrever, mas você sempre deixa (ou encontra) um espaço para escrever algo neles.
Art Journaling
Trata-se de um diário visual e combina escrita, desenho, colagem, pintura... como forma de expressão.
O Junk journal é um ótimo lugar para adicionar arte, eu uso minhas tintas acrílicas, watercolors, gouache, giz de cera, lápis de cor, canetinhas coloridas, retalhos de tecidos, todos os tipos de papel, fitas, rendas, washetapes, carimbos, recortes de figuras... é interessante ver como os materiais trabalham em diferentes tipos de papéis, e como eles ficam quando colocados juntos.
O Junk journal é um ótimo lugar para adicionar arte, eu uso minhas tintas acrílicas, watercolors, gouache, giz de cera, lápis de cor, canetinhas coloridas, retalhos de tecidos, todos os tipos de papel, fitas, rendas, washetapes, carimbos, recortes de figuras... é interessante ver como os materiais trabalham em diferentes tipos de papéis, e como eles ficam quando colocados juntos.
Bolsinhos. Nos meus journals eu encho de bolsinhos. Gosto de guardar pedaços de papel com anotações, as vezes um pedaço de algum papel muito bonito que encontrei. A gente sempre encontra alguma coisa para colocar naqueles bolsinhos todos.
Crie espaços para escrever.
Entre as colagens e enfeites eu sempre deixo um espaço para escrever... Através da escrita eu trabalho internamente com minhas emoções, durante todo o processo de journaling...estou sempre trabalhando alguma questão da vida concreta de uma maneira ou de outra. Posso posso retratá-la através da colagem ou na escrita. A escrita sempre me ajuda a entender melhor minhas emoções, necessidades e sentimentos, eu a uso como ferramenta para resignificar alguns eventos traumáticos que tive na vida, e por certo a maioria de nós acaba criando algum ao longo da vida. Experimentos, (Pennebaker et al, 1988; Esterling et al, 1994; Petrie et al, 1995; Booth et al, 1997), demonstram que escrever sobre seu trauma, sobre sua dor, pode aliviar o stress, a escrita é a mais antiga e prática forma de auto-ajuda, é saudável manter um journal ou diário, onde podemos escrever nossos pensamentos mais significativos, nossas emoções e nossas reflexões.
==================
https://www.youtube.com/watch?v=q6OdxmuOKSM&t=2019s
https://www.youtube.com/watch?v=ODnSPwHGV6M&t=295s
https://www.youtube.com/watch?v=q6OdxmuOKSM&t=2019s
https://www.youtube.com/watch?v=M6GC5XVvH_U&list=PL5X6qB6zc69u8JpccFQ4ZTtls18APeuEg&index=5














